ENFERMAGEM E SEUS SÍMBOLOS

ENFERMAGEM E SEUS SÍMBOLOS
LAMPARINA UMA LUZ PARA OS NECESSITADOS
Powered By Blogger

Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Enfermeiro com habilidades em informática é aposta do HIMSS

Sociedade de sistemas de gestão e informação dos EUA lança programa de aconselhamento para profissionais de enfermagem envolvidos com projetos de TI

O Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) lançou o eNurse Mentoring Program, que é projetado para encorajar o diálogo entre iniciantes na carreira de enfermagem com ênfase em informática, os que estão no meio da trajetória, e os seniores.

Anunciada como uma forma de promover a colaboração entre os serviços de carreira do HIMSS e os mais de 3.500 membros da comunidade do HIMSS, chamados de “nurse informaticists” (enfermeiros com habilidades em informática), o programa se esforçará pra responder as dúvidas dos enfermeiros que estão desempenhando um papel maior em projetos de TI.

“Muitas empresas estão implementando registros eletrônicos de saúde e há desafios. Parte do foco do “enfermeiro em informática” é tentar fazer com que o sistema de saúde em TI funcione de maneira que não comprometa o fluxo de trabalho atual dos médicos, razão pela qual são frequentemente convocados para liderar projetos, bem como treinar os médicos e ajudar na seleção do sistema”, afirmou o vice-presidente de profissionais de informática do HIMSS, Joyce Sensmeier.

Sensmeir observou que esses enfermeiros têm em conjunto as habilidades do contato diário com pacientes, como a tecnologia pode melhorar os resultados dos pacientes e o que é necessário para tornar a implementação de TI em Saúde bem-sucedida do ponto de vista clínico.

Para seguir com o programa, o HIMSS lançou um website onde será publicada uma pergunta por mês. Os “enfermeiros de informática” com mais experiência e outros profissionais que trabalham em instituições acadêmicas e empresas de TI responderão a elas. Esses mentores compartilharão seus conhecimentos sobre tudo, desde a melhor maneira de gerir as questões específicas que surjam durante um projeto de TI, até aconselhamento sobre educação e cursos de formação que os enfermeiros possam fazer para melhorar suas habilidades e suas carreiras.

“A ideia é ter um lugar onde nossos membros de enfermagem de informática possam buscar conselhos em relações às questões que enfrentam”, afirmou Sensmeier.

Para a diretora sênior de serviços de carreira do HIMSS, Helen Figge, o site será uma ferramenta valiosa para apoiar os enfermeiros à medida que sobem para cargos executivos nas organizações de saúde. Ela também disse que o site é uma das muitas iniciativas e que planejam outras oportunidades de aconselhamento no futuro, incluindo reuniões cara a cara, webinários e seminários que ajudarão os profissionais em enfermagem de informática troquem ideias.

No ano passado, o HIMSS publicou a pesquisa Nursing Informatics Workforce Survey, que revelou que os profissionais de “enfermagem de informática” têm uma papel importante do desenvolvimento de projeto de TI. Na implementação de sistemas, a profissão foi listada como de maior responsabilidade para 57% dos questionados. Em 2007 esse número era de 45%.

A pesquisa também descobriu que 77% dos entrevistados foram incluídos em projetos de documentação clínica, e 62% com registros médicos eletrônicos (EMR) ou registro eletrônico de saúde (EHR), que não foram listados no topo da lista em 2007. Outros sistemas listados foi a ordem de entrada computadorizada médica (CPOE) com 60% e sistema de informação clínica, com 58%.

O HIMSS lançou recentemente um comunicado de posicionamento no qual a organização encoraja o setor público e privado a criar iniciativas que promovam a capacidade de enfermeiros na melhor integração de TI de saúde nos cuidados clínicos.